sexta-feira, 13 de outubro de 2017

TEMA: “Belém em Paz é a Gente que Faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”

Apresentação
No ano de 2017, as instituições educativas da Rede Municipal Pública de Ensino de Belém situadas nos mais diversos recantos da cidade, bem como em suas ilhas, mesmo diante de todas as dificuldades geradas pela crise que assola o País, não mediram esforços para qualificar seus processos de ensino aprendizagem, tendo em vista a garantia do direito de aprender de cada aluno e a elevação dos índices de resultados avaliativos dos sistemas de larga escala.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém – SEMEC – alinhada ao compromisso de promover uma educação de qualidade onde crianças, jovens e adultos possam se tornar cidadãos comprometidos e conscientes realiza RME: Trilhas do conhecimento, da Cultura e da Arte.
O EVENTO se constitui em um evento festivo, de confraternização entre as Unidades de Ensino e espaço de socialização do conhecimento produzido no contexto de cada Unidade Escolar, nas mais variadas práticas educativas realizadas no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação do Campo [Educação Ribeirinha], bem como ações sociais desenvolvidas pelos projetos em parcerias com outros órgãos e segmentos sociais e que garantem ao município de Belém diversos atendimentos socioeducativos.
O tema foi definido no início do período letivo para ser desenvolvido em todas as Unidades de Ensino com o objetivo de resgatar o amor ao município e o respeito entre os povos, incentivando a compreensão de que educação, cidadania e sustentabilidade estão interligadas pela perspectiva e esperança de se construir, através de um movimento em favor da PAZ a cada dia uma cidade melhor de convivência para todos.

1.      Objetivos:
1.1 - Geral:
·      Fomentar e compartilhar as experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da Rede Municipal de Ensino.

 1.2 - Específicos:
•   Oportunizar a socialização de saberes e práticas educativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, e projetos vinculados a Secretaria Municipal de Educação;
•   Estimular a habilidade da apreciação estética através de trabalhos e apresentações artísticas e culturais desenvolvidas para a socialização no  Trilhas do conhecimento, da  Cultura e da Arte.
•   Estimular a prática de montagem de apresentações nas diversas linguagens artísticas: dança e cênica (corporeidade), visual, musical e audiovisual para a participação em diversos eventos que poderão ocorrer nas Unidades de Ensino ou fora delas.
•   Divulgar ações e projetos desenvolvidos pelas escolas e Secretaria Municipal de Educação;

2 - PUBLICO ALVO
•   Educadores e Educandos da SEMEC, Comunidade e demais interessados.

3 -PERÍODO E HORÁRIO
•   19,20,21 de Dezembro de2017  – 09h às 20h.

4 - LOCAL: SEMEC

5.ORIENTAÇÕES GERAIS

5.1-DA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO EVENTO

5.1.1-O Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte da Secretaria Municipal de Educação de Belém será desenvolvido por meio de Exposição visual em estande, comunicações orais, comunicações em banner, exibição de vídeos e experimentações artísticas (discentes e docentes) .
5.1.2-As temáticas previstas para as comunicações orais e exposição nos estandes, são:
a)      Avaliação educacional
b)      Cultura da paz
c)      Currículo, diversidade e Interculturalidade
d)     Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
e)      Formação Continuada
f)       Gestão escolar
g)      Inclusão e Cidadania
h)      Juventude e educação para o trabalho
i)        Letramento
j)        Linguagens
k)      Meio ambiente e Sustentabilidade
l)        Múltiplas infâncias
m)    Biblioteca Escolar: Um Espaço Cultural e Informacional

5.2- DAS APRESENTAÇÕES – COMUNICAÇÃO ORAL

5.2.1-A comunicação oral deverá ser apresentada no tempo máximo de 15 minutos, auxiliada por slides em Power Point em formato 2007 ou 2010 (padrão disponibilizado no blog da Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte, com cópia EXCLUSIVAMENTE em pen drive, a ser entregue à comissão organizadora no início de cada sessão. Não serão aceitas apresentações que foram gravadas em outras mídias ou outro formato.
5.2.2-     As comunicações orais serão organizadas em blocos de 4 (quatro) trabalhos por sessões temáticas. O debate sobre as comunicações apresentadas ocorrerá no final de cada sessão com a presença de um mediador que discutirá sobre as temáticas apresentadas;
5.2.3-Caso haja utilização de imagens de alunos menores de 18 anos na comunicação oral, as mesmas deverão ser identificadas (nome do aluno, Ciclo de Formação, escola, autor, ano) e devidamente autorizadas pelos responsáveis dos menores, anexando-se a cópia desta autorização no documento de inscrição do evento;
5.2.4-Se houver exibição de vídeo durante a comunicação oral este não poderá ultrapassar tempo limite de 04 minutos de exibição, e o mesmo deve ser informado no ato da inscrição obedecendo às normas estabelecidas no quesito “e” acima.
5.2.5-Cabe ressaltar que o tempo do vídeo está inserido dentro do limite máximo de 15 minutos estabelecido por comunicação oral, e o mesmo deverá ser gravado em pen drive e inserido no Power Point de apresentação.
5.2.6- Poderão se inscrever no evento todos os autores que desenvolveram o projeto. Todavia, apenas 01 (um) desses autores poderão realizar a comunicação oral do referido projeto, cabendo a cada instituição definir quais comunicadores farão a comunicação.
5.2.7- A certificação dos autores dar-se-á mediante a presença dos mesmos na referida comunicação, conforme data, horário e local definidos na programação do evento.
5.2.8-Os certificados em formato digital serão enviados para os e-mails disponibilizados na ficha de inscrição.
5.2.9-Dos recursos disponíveis durante as comunicações orais: Datashow, notebooks com entradas USB, reprodutor de vídeos, caixas de som e microfones.

5.3- DA EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA
A experimentação artística deverá ser organizada, apresentada e concluída da seguinte forma:
5.3.1-Tempo máximo de 05 (cinco) minutos para as apresentações de Música, Dança, Performace, Coral ou Jogral;
5.3.2-Tempo máximo de 10 (dez) minutos para a apresentação teatral;
5.3.3- A inscrição da proposta de experimentação artística só estará completa mediante o preenchimento obrigatório dos seguintes itens:
a)      Unidade Educacional;
b)      Gestor (a) da Unidade Educacional;
c)      Contato telefônico do Gestor (a);
d)     E-mail do(a) Gestor(a);
e)      Coordenador(a) da Unidade Educacional;
f)       Contato telefônico do (a) Coordenador(a);
g)      E-mail do(a) Coordenador(a)
h)      Categoria de apresentação Teatro, Música, dança, Performance, Coral, Jogral e outras;
i)        Título da apresentação
j)        Tempo de apresentação;
k)      Título da(s) Músicas ou do(s) Textos utilizados
l)        Autoria da(s) Música(s) ou do(s) Texto(s) Utilizado(s)
m)    Artista Intérprete da(s) Músicas ou do Texto(s) Utilizado(s);
n)      Nome completo do(a) Professor(a) Responsável (1);
o)      Contato telefônico do (a) Professor(a) Responsável(1);
p)      E-mail do (a) Professor Responsável(1);
q)      Nome completo do |(a) Professor(a) Responsável (2);
r)       Contato telefônico do(a) Professor(a) Responsável (2)
s)       E-mail do (a) Professor Responsável(2);
t)       Modalidade de Ensino. Indicar a Modalidade de Ensino (Infantil, Fundamental, EJA, Educação Especial e Inclusiva, Campo);
u)      Número Total de Aluno(s). No máximo de 10 (dez) participantes;
v)       Turma(s) envolvida(s). Indicar dados referentes à(s) turma(s). Exemplo Ciclo ou Totalidade de Ensino;
w)    Faixa etária do (s) aluno(s) Envolvido(s);
x)      Release da Apresentação. Descrever toda a atividade proposta, máximo de 250 caracteres;
y)      Recursos necessários para a Apresentação. Indicar os recursos necessários como: microfone, som, pedestal, tela de projeção, projetor multimídia, computador;

5.3.4- A Unidade Educacional deverá providenciar os elementos cenográficos, figurino e/ou acervo fonográfico (mp3) e/ou audiovisual (mp4), em Pen drive e CD;
5.3.5- É de responsabilidade de a Unidade Educacional garantir a qualidade da gravação do Arquivo fonográficos/ou audiovisual a ser exibido durante a Experimentação Artística.
Observação: O documento para a efetivação das inscrições deverá ser de 01 lauda.
RELEASE: deve explicitar como surgiu a proposta (a qual projeto está vinculada), descrever em síntese as vivências (processo de elaboração) construídas no Espaço Educativo até a socialização deste trabalho. O release deverá ser elaborado de acordo com esta orientação.

5.4- DA EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA DOCENTE

A experimentação artística docente deverá ser organizada, apresentada e concluída da seguinte forma:
5.4.1-Tempo máximo de 05 (cinco) minutos para as apresentações de Música, Dança, Performace, Coral ou Jogral;
5.4.2-Tempo máximo de 10 (dez) minutos para a apresentação teatral;
5.4.3- A inscrição da proposta de experimentação artística só estará completa mediante o preenchimento obrigatório dos seguintes itens:
a)      Unidade Educacional;
b)      Gestor (a) da Unidade Educacional;
c)      Contato telefônico do Gestor (a);
d)     E-mail do(a) Gestor(a);
e)      Categoria de apresentação Teatro, Música, dança, Performance, Coral, Jogral e outras;
f)       Título da apresentação
g)      Tempo de apresentação;
h)      Título da(s) Músicas ou do(s) Textos utilizados
i)        Autoria da(s) Música(s) ou do(s) Texto(s) Utilizado(s)
j)        Artista Intérprete da(s) Músicas ou do Texto(s) Utilizado(s);
k)      Nome completo do(a) Professor(a) Responsável (1);
l)        Contato telefônico do (a) Professor(a) Responsável(1);
m)    E-mail do (a) Professor Responsável(1);
n)      Nome completo do |(a) Professor(a) Responsável (2);
o)      Contato telefônico do(a) Professor(a) Responsável (2)
p)      E-mail do (a) Professor Responsável(2);
q)      Modalidade de Ensino. Indicar a Modalidade de Ensino que atua (Infantil, Fundamental, EJA, Educação Especial e Inclusiva, Campo);
r)       Release da Apresentação. Descrever toda a atividade proposta, máximo de 250 caracteres;
s)       Recursos necessários para a Apresentação. Indicar os recursos necessários como: microfone, som, pedestal, tela de projeção, projetor multimídia, computador;

5.4.4- O docente deverá providenciar os elementos cênicos, figurino e/ou acervo fonográfico (mp3) e/ou audiovisual (mp4), em Pen drive e CD;
5.4.5- É de responsabilidade do docente garantir a qualidade da gravação do Arquivo fonográficos/ou audiovisual a ser exibido durante a Experimentação Artística docente
Observação: O documento para a efetivação das inscrições deverá ser de 01 lauda.
RELEASE: deve explicitar como surgiu a proposta, descrever em síntese as vivências  observadas ou não no Espaço Educativo até a socialização deste trabalho. O release deverá ser elaborado de acordo com esta orientação.

5.5 DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS NOS ESTANDES
5.5.1- As exposições dos trabalhos desenvolvidos nas escolas poderão ser realizadas por meio de vídeo (com o tempo de 3 a 5 minutos no máximo, em formato AVI), fotos, falas significativas, imagens, maquetes, entre outros.
5.5.2- A Escola deverá levar o material necessário para exposição (equipamentos, material de expediente, midiáticos etc.)
5.5.3- As Unidades de Ensino deverão planejar a exposição dos trabalhos considerando o mesmo estande proposto pela SEMEC, para cada Distrito, visto que em um único estande será utilizado por 2 Escolas e/ouUp’s
5.5.4-A organização dos Estandes deverá ser realizada no horário de 07hs às 8:30hs.
5.5.5-A retirada da exposição nos estandes deverá ser realizada a partir de 20:30hs, para a organização das Unidades do dia seguinte do evento.
5.5.6- A composição dos estandes pode compreender::
a.                  Banner (0,80m x 1,0m);
b.                  Mural;
c.                  Maquetes;
d.                 Vídeos;
e.                  Slides;
f.                   Declamações de poemas;
g.                  Exposição oral
h.                  Contação de histórias;
i.                    Composições plásticas;

5.6 MOSTRA DE VÍDEOS

5.6.1- A mostra de vídeos desenvolvidos nas escolas poderão ser realizadas por meio de vídeo (com o tempo 3 a 5 minutos em formato AVI), fotos, falas significativas, imagens, maquetes, entre outros.
5.6.2- Atender à temática do evento: Belém de Paz é a gente que faz: educação, cidadania e sustentabilidade;
5.6.3- Após o envio do formulário on-line o vídeo deverá ser entregue pessoalmente no seguinte endereço: Núcleo de Informática Educativa –NIED, Travessa Padre Eutíquio, n°1900, Batista Campos –Belém/Pa.   
5.6.4- Em relação aos autores, podem se inscrever:
       Aluno com mediação de professor regente e/ou sala ambiente;
       Grupos com até 5 alunos com mediação de professor regente e/ou sala ambiente;
       Professor regente com participação de alunos;
       Professor de sala ambiente com participação de alunos;
       Professor regente e salas ambiente com participação de alunos.


5.7.DAS INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO, SELEÇÃO DOS TRABALHOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
5.7.1-   Poderão se inscrever no Evento todos os espaços educativos da Rede Municipal de Ensino e Todos os níveis e modalidades ofertadas pela SEMEC.
5.7.2-. O período de inscrição para as Comunicações orais, experimentações artísticas, experimentações artísticas docente, mostra de vídeos e planos de exposição dos estandes será de 17/10/20017 até o dia 27/10/2017.
5.7.3- Não serão aceitas inscrições após este período
5.7.4- O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no Blog semectrilhasdoconhecimento2017.blogspot.com.br, no dia 06.11.2017
5.7.5- A análise e seleção dos trabalhos inscritos nas 3 (três) modalidades serão realizadas por comissões constituídas por Técnicos da SEMEC/DIED, COEI,COEF,NIED,CRIE,COEC,SISMUBE E CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, no período de
5.7.6- Os critérios para análise e seleção das comunicações orais serão os seguintes:
a)      Pertinência com o tema;
b)      Fundamentação teórica e metodológica;
c)      Relevância pedagógica-curricular do trabalho desenvolvido com os alunos;
d)     Relevância sócio-educativa e cultural;
5.7.7- Os trabalhos selecionados para comunicação oral deverão ser enviados até o dia 10.11  para o             E-mail: semectrilhasdoconhecimento2017@gmail.com.  
5.7.8- A análise e seleção das experimentações artísticas serão realizadas pela comissão constituída por Técnicos do de Educação Física-DEEF, no período de 30/10/2017 a 03/11/2017 de acordo com os seguintes critérios:
a) Criatividade, originalidade, expressi8vidade, composição cênica (indumentária, cenário), linguagens e temáticas diversificadas: musical, gestual, corporal, poesia etc. Obs: Ressalte-se que para esta modalidade a inscrição é opcional.
b)Adequação ao espaço físico.

5.8-CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.8.1-Cada espaço educativo será responsável pela organização de seus alunos e alunas, professores, pais e interessados, além do material necessário para a comunicação oral e apresentação cultural.
5.8.2-As escolas com trabalhos selecionados sejam de apresentações culturais ou comunicações orais e banners, poderão ser liberadas, a critério da Secretaria de Educação, para se fazerem presentes no dia de suas apresentações a fim de prestigiarem os trabalhos de sua unidade escolar, bem como de outras escolas. Por outro lado, as Hp’s dos professores poderão ser realizadas nos dias de conferências de abertura e durante os dias do evento.
5.8.3- Emitir-se-ão certificados para as escolas expositoras dos estandes, orientadores dos trabalhos artísticos, expositores das comunicações orais e para os coordenadores das mesas.
5.8.4-Os casos omissos serão deliberados pela Coordenação da(o) COEF.


A Comissão Organizadora

TEMA: “Belém em Paz é a Gente que Faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”

8 de Março